Monday, December 6, 2010

Estudo de áreas de risco na microbacia do córrego do Urubu

Em 2009, três formandos da Engenharia Ambiental da UCB realizaram seu projeto final sob a orientação da prof. Renata Marson, e um dos seus resultados foi publicado neste artigo.

"O objetivo deste estudo é avaliar espacialmente as áreas de saturação do solo na

microbacia do córrego do Urubu, por meio da análise de cenários construídos para

quatro períodos, simulando o aumento da vulnerabilidade à erosão na área de estudo.

A microbacia do Córrego do Urubu se localiza entre as coordenadas de latitude

15°41’ e 15°43’ sul e 47°52’e 47°50’ oeste, na Região Administrativa Lago Norte (RA

XVIII) - DF, como ilustrado na Figura 01. A bacia possui três tributários principais:

Urubu, Sagui e Olhos D’água."

Sunday, December 5, 2010

Concurso de desenho para o símbolo do Aclimar: Escola Olhos D'agua e Escola Classe do Varjão

Esta semana estaremos realizando duas atividades pelo projeto:

1) dia 7/12: concurso de desenho em duas escolas (Varjão e Olhos D'Água), que servirão de base para a identidade visual/logomarca do projeto.

Estamos entrando em contato com a sua escola para propor a realização de uma atividade em parceira com o Projeto Aclimar – Plantando Árvores e Colhendo Águas – Estratégias de Adaptação a Mudanças Climáticas na Micro-Bacia do Córrego Urubu.

A sua escola está localizada em Areas de Preservação Ambiental (APA) do Planalto Central e APA do Paranoá e próxima à Microbacia do Córrego Urubu. Essa região abriga importantes nascentes e um dos córregos que abastece o Lago Paranoá, alem de rica biodiversidade. Devido à expansão urbana do Bairro Taquari, que provoca graves impactos nos recursos naturais, bem como ao alto grau de sensibilidade ambiental da região, as comunidades e ecossistemas na Microbacia do Córrego Urubu estão extremamente vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas, conforme apontado por estudo da Universidade Católica de Brasília.

A fim de reverter esta situação, os moradores do Córrego Urubu e outros colaboradores interessados na região desenvolvem projetos socioambientais com o objetivo de conscientizar o ser humano para uma convivência mais harmoniosa com a natureza, proporcionando melhor qualidade de vida aos moradores ao mesmo tempo em que recuperam áreas degradadas e conservam os recursos naturais.

Um dos projetos desenvolvidos na região é o Projeto ACLIMAR, que tem como objetivo elaborar e demonstrar estratégias locais práticas de adaptação a mudanças climáticas com foco na gestão sustentável dos recursos hídricos e em sistemas sustentáveis de uso e ocupação do solo, como Agroecologia, Permacultura e Sistemas Agroflorestais.

Coordenado pelo Instituto Salvia, uma ONG de cunho socioambiental com sede neste região, o Projeto Aclimar é financiado pelo Instituto HSBC Solidariedade e conta com parceria do Movimento Salve o Urubu, Instituto Oca do Sol e Universidade Católica de Brasília. Como uma das primeiras atividades deste projeto, estamos organizando um concurso de desenhos com os objetivos de envolver as crianças da região no projeto por meio da elaboração de um desenho que possa servir como símbolo e identidade visual do projeto. Esta atividade será voltada para alunos do ensino fundamental de duas escolas localizadas próximas à região, onde gostaríamos de realizar uma oficina de criação deste desenho e um concurso final, que premiará um desenho escolhido entre as duas turmas para servir de base para a logomarca oficial do projeto. As escolas sugeridas pela comunidade para fazer essa atividade são: Escola Classe Olhos D’água e Escola Classe Varjão.

Esperamos contar com a colaboração de sua escola para realizar esta atividade artística e de educação ambiental, que proporcionará uma aproximação entre o projeto e as crianças que estudam na região, de forma a conscientizar os alunos e suas famílias quanto ao uso sustentável dos recursos naturais na região.

Desde já agradecemos sua atenção e cooperação e ficamos à disposição para maiores esclarecimentos

Friday, December 3, 2010

Projeto Aclimar: "OS DESAFIOS DA GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS HÍDRICOS DIANTE DOS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS"


O Instituto Salvia apresentou o Projeto Aclimar e, com o apoio do WWF, participou deste workshop em Fortaleza durante o XII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas - ENCOB.
23 a 25 de novembro de 2010.

Oficina de Planejamento Participativo do Projeto Aclimar

Dia: Domingo, 12 de dezembro, 14 às 18hs

Local: Oca do Sol


Com duração de um ano, Projeto Aclimar tem como objetivo elaborar e demonstrar estratégias locais de adaptação a mudanças climáticas com foco na gestão sustentável dos recursos hídricos, incluindo captação, armazenamento e reaproveitamento de água, controle de erosão e drenagem, bem como sistemas sustentáveis de uso e ocupação do solo, como Agroecologia, Permacultura e Sistemas Agroflorestais. Estas estratégias serão elaboradas junto à comunidade e um grupo de trabalho técnico por meio de um processo participativo de diagnóstico de vulnerabilidades na Microbacia do Urubu e construção de soluções que permitam às comunidades e aos ecossistemas se adaptarem aos efeitos das mudanças climáticas, como o aumento da temperatura e mudanças no regime de chuvas. Para tal, serão implantadas pequenas unidades demonstrativas e realizadas atividades de capacitação com o intuito de replicar estas estratégias na região e em outras situações semelhantes.

Como uma das primeiras atividades do Projeto Aclimar, estamos organizando esta Oficina de Planejamento Participativo, que tem como objetivos:

1) Apresentar o Projeto Aclimar às lideranças comunitárias a fim de promover a sua participação efetiva no planejamento e nas atividades do projeto;

2) Dar encaminhamento ao processo de seleção das Unidades Demonstrativas;

3) Capacitar os moradores destas Unidades e outros com relação ao Projeto e iniciar a elaboração destas estratégias e técnicas junto à comunidade.

Coordenado pelo Instituto Salvia, o Projeto Aclimar é financiado pelo Instituto HSBC Solidariedade e conta com parceria do Movimento Salve o Urubu, Instituto Oca do Sol, Universidade Católica de Brasília e WWF Brasil.