Sunday, January 1, 2012

Mutirào de Limpeza 2011

Mutirão de limpeza no Córrego do urubu

Administração do Lago Norte lança o ponto de coleta seletiva nos Núcleos Rurais


A iniciativa foi uma parceria da Administração com o Movimento Salve o Urubu, ISSA e a Associação dos moradores do Núcleo Rural Jerivá. Na ocasião, com o apoio do ISSA e do Projeto Aclimar, e um grupo de moradores foi organizado um mutirão de limpeza e plantio de cerca de 30 árvores do cerrado. Também foram plantadas variedades de sementes.

“Esse passa a ser o ponto de entrega voluntária do material que pode ser reciclado, e nós do Movimento Salve o Urubu vamos ajudar a conscientizar os moradores aqui da região”, disse Solange Satto, membro do Movimento Salve o Urubu.

A professora da Universidade Católica de Brasília, Renata Marson que é coordenadora técnica do ISSA - Instituto Salvia de Soluções Socioambientais, explica que é preciso uma orientação melhor para os moradores para que ajudem a preservar o local. “ A UCB realizou aqui no Núcleo Rural do Urubu um estudo da área, e foram identificadas as ameaças mais críticas, e uma delas diz respeito ao lixo, por isso precisamos unir esforços para dar uma atenção maior a questão”, argumentou.

Andrew Miccolis, fundador e coordenador geral do ISSA explicou aos moradores como separar o lixo orgânico (restos de alimentos) para fazer compostagem, o seco (papel, metal, vidro, plástico, etc) para reciclar e depositar em contêineres que ficam na entrada do Portal das Águas. Com a triagem correta do lixo, além de contribuir para um ambiente mais saudável, a atitude ajudará a manter a Associação de Mulheres Catadoras do Varjão, que serão beneficiadas diretamente. “A idéia é ter neste local uma área de convivência comunitária. Além disso, precisamos ajudar a criar melhores condições de trabalho para estas mulheres”, destacou o administrador Marcos Woortmann.

Projeto Aclimar

Um dos programas desenvolvidos pelo ISSA é o Projeto Aclimar, que promoverá um curso nos próximos dias 10 e 11 ou 17 e 18 de dezembro. No curso são desenvolvidas estratégias de mitigação e adaptação à mudança climática.