Tuesday, May 29, 2012

Resultados do primeiro ano do Projeto Aclimar: Diagnostico, mobilização, capacitação e disseminação

Terminado o primeiro ano do projeto Aclimar, fazemos um balanço das atividades realizadas de adaptação a mudança do clima junto à comunidade do Córrego do Urubu. Este projeto conta com o apoio do Instituto HSBC Solidariedade e parceria com o Movimento Salve Urubu, WWF- Brasil, Oca do Sol e Universidade Católica de Brasilia, Mutirão Agroflorestal e Administração do Lago Norte/DF.  Divulgamos, com muita alegria, um resumo das atividades realizadas entre setembro 2010 e fevereiro 2012. 


Diagnóstico e mobilização participação de escolas públicas da região, visitas a campo, foram determinados critérios de escolha das UDs, incluindo mapeamento e estudos de vulnerabilidade e percepção de risco na região.

Foram implantadas 7 unidades demonstrativas, ministrados 3 cursos de capacitação, com apoio e participação do Projeto na Semana Nacional de Mudança do Clima, do GT clima/DF,  Comitê da Bacia do Lago paranoá, e em vários mutirões a curso de brigadista contra incendio na região. 
Foram defendidos 2 TCCs e 4 dissertações na Universidade Católica de Brasília usando a metodologia de avaliação de risco  ambiental, e questionários de percepção do risco na região do Urubu.


Alguns moradores já entendem os riscos ambientais a que estão expostos e buscam informações e orientações do projeto para adotar tecnologias de uso sustentável do solo e gestão de recursos hídricos, como por exemplo sistema de saneamento ecológico implantado e armazenamento de água no ISSA e sistemas agroecológicos para recuperação de nascentes, APPs e áreas degradadas. Apresentação dos resultados e participação em eventos nacionais e internacionais sobre mudança do clima e meio ambiente. Formuladores de políticas como, por exemplo, Deputado Distrital Joe Valle, Secretaria de Agricultura do DF e Administração do Lago Norte, começam a se interessar pelo projeto como exemplo a ser replicado em outras regiões do DF.  O projeto Aclimar também alavancou a participação no mutirão de limpeza, coleta seletiva e plantio agroflorestal no Portal das Águas, emparceria coma  Administração do Lago Norte, e apoiou o curso de brigadista contra incêndio florestal na microbacia do córrego do Urubu em parceria com IBAMA/ PrevFogo e Mov Salve Urubu. 

Como indicadores de impacto, foram estabelecidas nas UDs do Projeto Aclimar 5 mil árvores (que sobreviveram conforme monitoramento em maio de 2012), com total de 59 espécies plantadas por sementes, mudas e estacas nas agroflorestas utilizadas para recuperação de Áreas de Preservação Permanente.   

As 7 propriedades beneficiadas como UDs no projeto possuem área total de 26,2 ha. Foram realizadas um total de 49 visitas de campo nestas áreas. Melhoria do sistema de drenagem onde havia alto risco de inundação e proteção de nascentes, aumento da resiliencia em caso de flata de água.


Tecnologias implantadas: valas de drenagem em curva de nível, terraceamento, recuperação de áreas degradadas com sistemas agroflorestais, plantio direto no solo com “muvuca” de sementes e estacas, sistemas de captação e armazenamento de águas pluviais em ferrocimento, sistemas de tratamento de esgoto domiciliar com filtro biológico, evapotranspiração.

Tuesday, May 8, 2012

Projeto Glocaldance do ISSA está abrindo inscrições para novas turmas que se iniciam no dia 08 de maio, no Urubu!
Novas turmas de cursos de dança estão se formando http://glocaldance.blogspot.com:

1. Dança /pilates/yoga - Terça e Quinta - 7:30-8:30 - dança meditativa - todas as idades
Para começar o dia com alegria e rejuvenescimento

2.Danças Sagradas do mundo/ técnica em dança (para meninas e meninos entre 8-16 anos que moram no Urubu, Varjão e Lago Norte). 18:30-19:30 (quarta e quinta)

As turmas são limitadas a 8 crianças/jovens e se iniciam no dia 08 de maio
Para maiores informações /inscrições por email para renatamar2@gmail.com ou institutosalvia@gmail.com

O valor é R$50/mês para cada criança.

Para aqueles que gostariam de apoiar jovens menos favorecidos da nossa comunidade para que possam participar desta aula (pelo menos 3 meninas aqui do Manoel e do Anastácio demonstraram grande interesse), estamos aceitando doações em $$ para ajudar a pagar a mensalidade, comprar sapatilhas, collants e tecidos para as fantasias. Agradecemos desde já seu apoio. Esta doação é dedutível no imposto de renda.

3. Glocaldance adulto - Módulo 1 e 2 - Danças do caminho da Seda, do caminho da Canela e das folhas sagradas- 20:00-21:00 (quarta-feira e quinta-feira) R$50,00/mês.

Turmas limitadas a 6 adultos e aulas iniciam no dia 30 de maio

Inscrições neste email renatamar2@gmail.com ou no institutosalvia@gmail.com.
Esta novidade está em Brasília, especialmente desenhado para mulheres, este módulo vai fazer vc se divertir e suar de alegria enquanto aprende danças de outras culturas milenares da Asia, Africa, Polinésia e América do Sul/Central!

Monday, May 7, 2012

ISSA e WWF - parceria para a construção do Observatório de Unidades de Conservação

O Engenheiro Ambiental Henrique Marques, do ISSA, está muito honrado em participar da construção do Observatório de Unidades de Conservação do Brasil coordenado pelo WWF- Brasil.

Projeto Satoyama - Turmalina Vale do Jequitinhonha 2012



O Instituto Salvia - ISSA tem orgulho de participar como parceiro no projeto Iniciativa Satoyama - Satoyama initiative no Brasil, na região do Vale do Jequitinhonha.  O projeto Satoyama no Brasil vai durar dois anos e é coordenado pelo ISPN, com apoio da PNUD-GEF.

O objetivo geral do Projeto Satoyama no Brasil é aumentar a resiliência socioecológica da paisagem do Vale do Jequitinhonha, região de Turmalina- MG. O parceiro local é o Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica - CAV. 

O ISSA vai ajudar adequar para a realidade do Brasil a metodologia Satoyama, desenvolvida pela Universidade das Nações Unidas em Tokyo,  e participar da etapa da avaliação do Marco Zero da paisagem de Turmalina.
A equipe do ISSA envolvida: Andrew Miccolis, Henrique Marques e Felipe Borges


Por favor siga o Projeto Aclimar no fb.